Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Atividades do Programa Eco-Escolas
Por Emilia Lemos (Professora), em 2015/04/011290 leram | 0 comentários | 294 gostam
As atividades desenvolvidas, no âmbito do Programa Eco-Escolas da EB1 OLiveira do Castelo, previstas no Plano de Ação, para o 2º período, foram as seguintes:
- Eco-Escolas - Seminário Nacional 2015 - Monção:
Participação de elementos da equipa no seminário, organizado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), que decorreu durante 3 dias, de 23 a 25 de janeiro, em Monção.

- Geração Depositrão:
A nossa Escola, sendo uma Eco-Escola, aderiu à campanha Geração Depositrão, que tem como principal objetivo a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A).
O devido encaminhamento dos resíduos é fundamental para um desenvolvimento sustentável. Os REEE são constituídos por elementos altamente nocivos para o Ambiente e para a Saúde Humana.

- Comemoração do Carnava:
Esta atividade teve a colaboração da família na confeção das fantasias com materiais reutilizados e reciclados. Apareceram verdadeiras obras-primas por isso a tarefa do nosso júri foi muito difícil. Os vencedores receberam um diploma e um presente composto por um copo com palhinha feito também com materiais reutilizados. Lamentavelmente não foi possível fazer o desfile pela cidade por causa do mau tempo mas terminamos em beleza dançando e cantando ao som de música, no recreio da escola.

- Pegadas – Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável:
Participação na apresentação, no Laboratório da Paisagem, em Creixomil, do PEGADAS – um Programa de Educação e Sensibilização Ambiental para Guimarães que assenta na estratégia para o concelho ao nível do desenvolvimento sustentável e promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas.
Trata-se de um programa transversal, vocacionado para a educação ambiental, constituindo fator basilar para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, pretendendo iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.

- Criação das Brigadas de Energia e do Lixo:
Iniciamos, neste período, as patrulhas de energia e do lixo, compostas por 4 alunos que, em grupo, inspecionam todas as salas para verificar desperdícios de energia e outra equipa patrulha os recreios.

- Atividades desenvolvidas em contexto das turmas:
Em contexto de sala de aula, foram desenvolvidas diversas atividades, nomeadamente pesquisas sobre a poupança da água, trabalhos de grupo sobre a poupança de energia, da preservação e conservação das praias, da poluição dos rios, etc.

- Horta Biológica:
Demos já os primeiros passos para a criação da nossa horta biológica, aguardamos a colaboração da Câmara para a preparação da terra.

- Comemoração do Dia da Árvore:
No dia 20 de Março, nas comemorações do Dia da Árvore, toda a escola se deslocou até ao Castelo. As turmas começaram por tomar contacto com o evento, por antecipação da data, com a plantação de um cipreste no entorno e direção da porta do castelo, para testemunhar a chegada da primavera e a herança futura da turma ao entorno patrimonial; alguns saquitos de terra foram levados para a escola onde, a posteriori, se fez plantação de um cipreste similar, fazendo a ponte entre as duas envolvências. Ainda no castelo, foram apresentadas publicamente dramatizações de fábulas com ligação à natureza, por parte dos alunos mais novos, recitação de poesia criada para o efeito pelas turmas do 3º ano, em jogral, cantigas e pelos alunos dos 4ºs anos foi apresentado o hino Eco-Escolas.
Houve distribuição de lanche pela APEE, para gáudio dos alunos. O regresso culminou com a distribuição, pela mesma entidade, de coelhos de chocolate, almoço e da parte de tarde, para os alunos interessados, atividades diversas (elaboração de frases para decorar árvores, desenho, jogos, leitura de uma história) e as AEC do dia. Trocaram-se votos festivos e encerraram-se as atividades.

E assim, terminamos este período, na certeza, porém, de que muito mais há a fazer e, para isso, necessitamos da envolvência de toda a comunidade educativa para atingir os objetivos do nosso plano de ação.
Os interessados poderão acompanhar as nossas atividades na nossa página oficial de Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Eco-Escolas-EB-Oliveira-do-Castelo/311341702400316?ref=hl


As Coordenadoras do Programa Eco-Escolas da EB1 Oliveira do Castelo
Emília Lemos / Elva Gusmão

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe