Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

O Magusto na nossa escola
Por Emilia Lemos (Professora), em 2013/12/211460 leram | 0 comentários | 297 gostam
No dia onze de novembro, festejámos o dia de S. Martinho, realizando várias atividades na nossa escola.
Em primeiro lugar, fomos para a Biblioteca com a turma da Prof. Raquel visualizar a lenda de São Martinho. Cantámos canções alusivas a esta data e depois, na sala, fizemos o reconto oral e uma banda desenhada.

Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado no seu cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar "verão de S. Martinho".

De seguida, acabámos de construir e decorar os sacos para as castanhas assadas, com diversos materiais recicláveis: pacotes de leite, folhas… Ficaram bem bonitos, como podem ver.

À tarde, comemos castanhas assadas, cantámos e brincámos no recreio, festejando o verão de S. Martinho.

Este dia foi espetacular e adorámos festejá-lo!


Turma 3º C - Prof. Manuela Moreira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe