Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Entrevista à Presidente da Associação de Pais e EE
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2012/06/191078 leram | 0 comentários | 160 gostam
Aqui estão as respostas da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Clube de Jornalismo: Qual o papel dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos alunos?
Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação: Passo a explicitar a minha perspectiva sobre a questão e indo ao cerne da mesma sobre os “Direitos e Deveres dos Pais”, passo a citar alguns que me ocorrem no momento: os pais têm o direito de proporcionar aos filhos o pleno acesso ao sistema educativo, com base nas suas necessidades, capacidades e méritos; os pais têm o dever de se envolverem pessoalmente na educação escolar dos filhos; os Pais têm o direito de acesso a toda a informação que as escolas possuam relativamente aos seus filhos; os pais têm o dever de prestar às escolas frequentadas pelos seus filhos toda a informação necessária para que se atinjam os objetivos educativos comuns; os pais têm o direito de exercer influência na política implementada pela escola dos seus filhos; os pais têm o dever de se envolverem pessoalmente na vida das escolas frequentadas pelos seus filhos, dado que aqueles constituem um elemento vital da comunidade local; os pais e as suas associações têm o direito de serem consultados ativamente sobre a política das autoridades públicas em matéria de educação, a todos os níveis; os pais têm o dever de terem organizações representativas e democráticas para a defesa dos seus interesses a todos os níveis, para o efeito a Associação de Pais e Encarregados de Educação - realidade presente, ativa e interventiva na nossa Escola; os pais têm o dever de consagrarem tempo e de se envolverem pessoalmente na educação dos seus filhos, bem como de apoiarem as suas escolas para que os seus objetivos educativos sejam atingidos; os pais têm o direito de exigir às autoridades públicas responsáveis um ensino de alta qualidade. Para completar todo este meu raciocínio podem e devem consultar «A Carta dos Direitos e Deveres dos Pais na Europa.», para quem não sabe que existe é uma ótima deixa para todos os pais e encarregados de educação responsáveis pela Educação e acompanhamento dos seus educandos na vida pessoal (educação em casa), bem como, na vida escolar/académica dos mesmos.
CLJ: Acha que os Encarregados de Educação podem contribuir para um bom funcionamento da escola? De que maneira?
PAPEE: Reportando-me à resposta da questão anterior na mesma já estão contemplados muitos contributos que os pais e encarregados de educação podem e devem fazer a fim de zelar pela “construção de uma Escola cada vez melhor procurando o caminho do sucesso…”.
Apelo à sensibilização de todos os pais e Encarregados de Educação desta Escola que se tornem sócios da APEEJM a fim de contribuírem ativamente com críticas construtivas, sugestões, entre outras ideias… para que possamos atuar em consonância, assertividade e atendendo à devida articulação que se deve estabelecer entre nós e os órgãos diretivos da Escola, bem como, com toda a Comunidade Escolar. A pensar na intenção e necessidades de muitos pais e Encarregados de Educação a APEEJM criou o Gabinete de Apoio ao Pai e Encarregado de Educação, a funcionar na Escola, todas as 6ª feiras, das 10 às 18 horas. Venham à Escola e ajudem-nos a ajudá-los!!!
CLJ: Acha que os encarregados de educação participam na vida da escola? Como podemos orientá-los?
PAPEE: Vão participando!!! É cada vez mais importante sensibilizar e co-responsabilizar os mesmos numa participação mais ativa e interventiva na Escola.
Mas é de facto uma realidade cada vez mais notória a participação dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus filhos/educandos, principalmente nas reuniões da entrega dos Registos de Avaliação, mas gostaria mais que fosse voluntária essa vinda à Escola e com mais regularidade. Nesta Escola, como em tantas outras as “queixas ou desculpas” dos pais são variadíssimas, temos uma das desculpas que é muito usual ouvir: «- falta de disponibilidade de tempo…» para que os mesmos possam vir à Escola dialogar com o(a) Diretor(a) de Turma, sim porque não tem que ser necessário ou melhor obrigatório haver uma convocatória formal para que os mesmos se sintam na obrigação de se dirigirem à Escola, nem tão pouco tem que ser porque o seu filho(a) se portou mal ou teve faltas disciplinares, enfim um leque de problemas que pontualmente vão surgindo intra ou extra sala de aula. Nós pais e encarregados de educação temos que tomar consciência de que para o “bem ou para o mal”, temos que nos inteirar de todo o processo educativo dos nossos educandos para assumirmos integralmente a responsabilização na educação dos mesmos fazendo deles também seres responsáveis incutindo-lhes um verdadeiro sentido de cidadania ativa e participativa na vida escolar. Na questão da orientação e atendendo à Lei e a todos os seus trâmites legais a participação dos Pais e Encarregados de Educação também deve ser feita através da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, basta ver que com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 115 A/98, de 4 de Maio, que aprovou o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, consagrou a participação dos pais e encarregados de educação nos respectivos órgãos da escola. A concepção de uma organização da administração educativa centrada na escola e nos respectivos territórios educativos, valorizando todos os intervenientes e favorecendo decisivamente a dimensão local das políticas educativas e a partilha de responsabilidades, implica a criação de condições tendo em vista a efectiva participação dos pais, para o que se procede à alteração do Decreto-Lei n.º 372/90, de 27 de Novembro. O que acabei de referir é apenas uma pequena súmula do preâmbulo do Decreto-Lei n.º 80/99 de 16 de Março. É com muito gosto que partilho com vocês que a presente Associação de Pais e Encarregados de Educação disponibiliza um serviço personalizado e individualizado às sextas-feiras, das 10 horas às 18 horas a todos os intervenientes no processo educativo dos seus educandos um Gabinete de Apoio ao Pai e Encarregado de Educação (funciona no gabinete para a Saúde nesta Escola). Já referenciado na questão anterior.
CLJ: O que pensa do desempenho dos professores? E dos assistentes operacionais?
PAPEE:Na minha opinião esta Escola está dotada de bons profissionais, não vou entrar em pormenores, isto é em questões de avaliação de desempenho, até porque não me cabe a mim fazê-lo. Mas tenho uma opinião precisa e concreta da realidade desta Escola e para fazer um bom juízo de valor basta refletir sobre a Avaliação Externa realizada e demonstrada no Ranking a nível distrital e concelhio. Finalizando esta parte em relação ao desempenho dos professores, vejam os prémios que a Escola recebe… vejam a participação em inúmeras atividades e projetos… entre outras actividades extra e intra escola.
 Em relação aos Assistentes Operacionais desta escola são seres humanos maravilhosos, são profissionais que fazem de tudo para assegurarem o bom funcionamento nos lugares que ocupam. Quero deixar o meu apreço a todos eles e o meu bem haja pelo trabalho desenvolvido em prol do bem estar de todos os intervenientes e agentes ativos na educação dos nossos discentes bem como, a opinião pública formalizada fora da escola, a qual é devidamente reconhecida. Já tive o prazer de trabalhar com a maioria dos assistentes operacionais em serviço na nossa Escola (há uns anos atrás), com os quais sempre estabeleci um bom relacionamento interpessoal e deixo aqui o meu bem haja pela ajuda, amabilidade e prontidão que sempre me deram.
 Nós pais/E. Educação temos que os apoiar nesta árdua tarefa que é a Educação, passo a citar: «Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais». Penso que os alunos e todos os intervenientes e agentes educativos deveriam dar o devido valor/reconhecimento e mérito aos nossos Assistentes Operacionais, reporto-me a esta escola, bem como a todas a nível nacional.
CLJ: O que está bem e o que está mal na nossa escola? E como poderia mudá-la?
PAPEE: É uma pergunta para a qual a minha resposta atualmente se centra nos problemas que estamos a enfrentar e para os quais a APEEJM está a encetar todos os esforços e atenções: a construção da Biblioteca da Escola e do Pavilhão Gimnodesportivo. Queremos com a atitude e sentido de responsabilidade que temos vindo a demonstrar até ao momento proporcionar aos nossos alunos uma Educação Integral em todos os sentidos, portanto temos que ajudar a Escola a resolver os problemas citados.
Estamos a realizar/encetar vários contactos com instituições e demais órgãos sociais a fim de podermos dar resposta cabalmente eficaz aos problemas que mencionei.
Quero agradecer a vocês o facto de me terem dado a possibilidade de dar a conhecer a árdua tarefa que a nova APEEJM tem pela frente, mas com a atitude e dinamismo por nós incutido em todos os sentidos, sentimo-nos com força para continuar a nossa luta na senda do sucesso… “traçar caminhos, trilhar e contorná-los da forma mais eficaz”, a fim de podermos obter respostas aos nossos dilemas.

A Presidente da APEEJM,
Elisabete Branco Saraiva
 


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe