Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Primeiras Jornadas de Ciclismo da ERDAL
Por Orlando Lemos (Professor), em 2012/05/311849 leram | 0 comentários | 230 gostam
Jornadas de Ciclismo em Guimarães foram um êxito
Durante um mês, cerca de meia centena de docentes e interessados pela modalidade participaram em sessões de formação creditadas para professores na modalidade "Oficina de Formação", realizadas nas escolas EB 2,3 João de Meira e EB2,3/S Santos Simões, ambas em Guimarães.
Integradas nos planos formativos da Associação de Ciclismo do Minho e da ERDAL, para 2012, as Jornadas de Ciclismo pretenderam contribuir para a formação de professores, agentes desportivos e demais interessados pela modalidade e promover o debate e a reflexão sobre o ciclismo, envolvendo as experiências dos sistemas federado e escolar.
Os workshops versaram sobre "Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros", "Regulamentos e Segurança no Ciclismo", "Escolas de Ciclismo, Condução e Mecânica da Bicicleta", "Ciclodinâmicas e Estilos de Vida”, “Inovação no Ciclismo" e "Progressão Pedagógica de BTT", enquanto as mesas-redondas foram sobre "Caracterização do Ciclismo e Modelos de Organização", "Ciclismo, Recreação, Lazer e Saúde", "Utilização da Bicicleta - Organização e Gestão de Ciclismo na Escola - parcerias e dinâmicas institucionais" e "Ciclismo e Ciclismo Jogo - Pedagogias e Processos Cognitivos". Foi, ainda, realizada uma tertúlia sobre "Desporto, Mobilidade, Recreação, Saúde e Ciclismo" e promovidas as práticas e experimentação de ciclismo.
As Jornadas de Ciclismo tiveram como preletores Gastão Sousa, Mário Alpiarça, Rafaela Rosário, Gabriela Albuquerque, Sandra Traquino, Rui Vaz, Fátima Braga, Luís Covas, Delmino Pereira, José Luís Ribeiro, Isabel Fernandes, Carlos Pereira, Orlando Lemos e Vítor Santos, além da participação de Jorge Nascimento, Pedro Castro Mendes, André Traquino e Ricardo Lopes como moderadores.
No balanço da iniciativa ficou em perspetiva, não apenas o agendamento de novas Jornadas, como também a concretização de parcerias e o desenvolvimento de projetos relacionados com o ciclismo.
As Jornadas de Ciclismo, organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ERDAL, contaram com a colaboração da Escola Secundária Martins Sarmento, Escola EB2,3/S Santos Simões, Escola EB2,3 João de Meira, Centro de Formação Francisco de Holanda, Desporto Escolar e da Associação AVE.
A ERDAL agradece a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso desta atividade, nomeadamente o Restaurante Ultimatum, a Padaria das Trinas, Olá Gelados, a VITALIS, a Professora Melissa e os alunos do Serviço de Bar 2 e às Professoras Manuela Saavedra, Manuela Castro, Isabel Marques e Elsa Silva pela preciosa colaboração na decoração da sala do Jantar/Tertúlia e Workshops que decorreram na escola João de Meira. Uma palavra de apreço para a direção desta escola que nos dispensou todo o apoio.
Para eventuais esclarecimentos e consulta dos registos fotográficos podem consultar o Facebook da ERDAL: https://www.facebook.com/erdaldeguimaraes

O Coordenador da ERDAL,
Orlando Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe