Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU ALBERTO SAMPAIO
Por Emilia Lemos (Professora), em 2015/10/211196 leram | 0 comentários | 294 gostam
A turma do 2º A da EB1 de Oliveira do Castelo efetuou uma visita guiada ao Museu Alberto Sampaio, para assistir a um teatro de sombras sobre a Lenda da Oliveira.
Na passada quinta-feira, dia oito de outubro de dois mil e quinze, a nossa turma efetuou uma visita de estudo ao Museu Alberto Sampaio, no âmbito das comemorações do dia dos Castelos, celebrado no dia sete do mesmo mês.
Por volta das catorze horas, saímos da escola, a pé, e caminhamos alegres e cheios de energia em direção ao museu.
Quando lá chegamos, fomos recebidos por uma guia muito simpática, que nos encaminhou para uma sala para assistir a um teatro de sombras sobre a lenda da Oliveira.
"Segundo esta lenda, há muitos, muitos anos atrás, foi plantada uma pequena oliveira, em frente da igreja de Santa Maria de Guimarães, vinda de terras de S. Torcato e era com o azeite dessa oliveira que se alumiava as candeias da igreja. O tempo foi passando até que a oliveira deixou de produzir azeitonas e acabou por secar. E assim ficou até que colocaram, perto dela, uma cruz que ainda hoje se mantém no padrão do Salado. Três dias depois, a oliveira reverdesceu. A notícia deste milagre atraiu muita população para a ver com os seus próprios olhos e foi a partir daí que mudaram o nome para Praça da Oliveira. Reza a lenda que, em tempos de guerra, os soldados levavam um ramo da oliveira para estarem protegidos e lhes dar sorte. Mais tarde, a Câmara Municipal de Guimarães mandou cortar a oliveira para as carruagens da época poderem passar. O povo ficou muito triste e revoltado, mas passado algum tempo voltaram a colocar outra oliveira no mesmo local. Ainda hoje, a oliveira é considerada um símbolo de identidade no brasão da cidade. Vitória, vitória, está acabada a nossa história."
No final do teatro, fomos visitar a sala dos presentes da Nossa Senhora da Oliveira, vimos um presépio em prata dourada, muito bonito e valioso, e uma cruz que demorou sete anos a fazer.
O que mais gostamos nesta visita foi do teatro de sombras da lenda da oliveira.
E assim acabou a nossa visita de estudo, que consideramos muito interessante e educativa, pois aprendemos muitas coisas sobre o património da nossa linda cidade.

                                 
Texto coletivo - 2º A - Prof. Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe