Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Cantar os Reis à Comunidade
Por Emilia Lemos (Professora), em 2015/04/011003 leram | 0 comentários | 236 gostam
Este ano, pela primeira vez, as turmas dos quartos anos da Escola EB1 Oliveira do Castelo, foram cantar os reis à comunidade educativa com o objetivo de preservar as tradições e, ao mesmo tempo, angariar alguns fundos para a sua viagem de finalistas.
A atividade foi realizada em vários dias e em vários locais do concelho de Guimarães, entre o dia 6 e o dia 19 de janeiro, pois como diz o ditado popular “Depois de S. Sebastião só canta os reis quem é lambão”.

Antes de realizarmos esta atividade, construimos instrumentos reciclados com a colaboração da família. Na sala de aula, construimos as nossas coroas, como verdadeiros reis e rainhas, feitas de ramos de hera e decoradas com spray dourado e pinceladas com brilhantes reluzentes.

De seguida, fizemos vários ensaios para a preparação das reisadas. A letra da canção foi adaptada para a nossa escola e tinha o ritmo de “Ora zumba na caneca”… que facilitou a memorização da letra pelos alunos.

Após os preparativos, os pequenos Reis Magos, radiantes e empolgados, rumaram em direção ao centro da cidade, cantando e encantando o povo da nossa linda cidade!

No primeiro dia fomos cantar os reis à Clínica Dentária Alba, à loja Bambini-Store, ao bar Rolhas e Rótulos e à louçaria da D. Lurdes.

No segundo dia, fomos cantar ao complexo desportivo do V.S.C. (Vitória Sport Clube), à casa da D. Ló, da D. Fernanda e em alguns estabelecimentos comerciais no regresso à escola.

No terceiro dia, fomos cantar à Câmara Municipal de Guimarães, ao nosso Agrupamento, à CERCIGUI e à Escola Secundária Martins Sarmento.

No quarto dia fomos cantar à Junta de Freguesia da Oliveira do Castelo e à casa de uma senhora idosa que vive sozinha e é acompanhada pela Assistente Social da Junta. Foi um momento muito emotivo porque a senhora não sai de casa há muitos anos e ficou muito sensibilizada com o nosso carinho. Já na escola, cantamos os reis para a Associação de Pais da nossa escola.

No quinto dia, cantamos a todas as turmas da nossa escola, na cantina, na UAEEAM, aos Assistentes Operacionais e por último, mas não menos importante, cantamos especialmente para a Coordenadora da Escola, Prof. Adelaide, que sempre nos apoiou em todas estas iniciativas.

Finalmente queremos deixar aqui um agradecimento a todas as instituições e particulares que contribuíram para a realização da nossa viagem de finalistas assim como às pessoas que aguardavam a nossa visita mas, pelos motivos referidos anteriormente, não foi possível alargar mais o tempo para a atividade.
Bem hajam todos!


Texto Coletivo do 4º C – Prof. Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe