Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

DIA DOS NAMORADOS
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2015/03/04454 leram | 0 comentários | 176 gostam
Trabalho elaborado pela aluna Letícia Moreira, do 9º ano turma B, no âmbito das atividades do Clube de Jornalismo e sob a orientação da professora Antonieta Beirão.
DIA DOS NAMORADOS

    O dia dos namorados é uma data especial, que celebra a união amorosa entre os casais. Comemora-se o dia dos namorados (ou Valentine's Day) no dia 14 de fevereiro.
    Esta tradição começou com uma ordem do imperador Cláudio II de Roma, que, no século III, decidiu proibir o casamento para dispor de mais homens solteiros em seus exércitos. Mas Valentim, um sacerdote romântico, continuou a celebrar casamentos em segredo, desautorizando o imperador. Quando Cláudio II descobriu, condenou Valentim à morte.
    Enquanto aguardava pelo seu fim, o sacerdote recebia muitos bilhetes e flores de jovens, dizendo que ainda acreditavam no amor. Durante este período, ele ter-se-ia apaixonado por Asterius, moça cega, filha de seu carcereiro. Reza a lenda que ela teria voltado a ver, graças a um milagre de Valentim.
   Antes de ser executado, no dia 14 de fevereiro, ele teria deixado uma bela carta de despedida para a sua amada, assinando com a expressão "seu Valentim".
   Esta tradição começou por ser festejada por britânicos. E agora, todos os anos, nos países do hemisfério norte, principalmente, os casais trocam cartões e presentes como símbolo de amor!
 
Letícia Moreira, 9º B – Clube de Jornalismo, Prof.ª Antonieta Beirão


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe