Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Dia Nacional do Pijama - Mundos de Vida
Por Emilia Lemos (Professora), em 2015/01/041547 leram | 0 comentários | 232 gostam
A Turma do 4º C da EB1 Oliveira do Castelo participou na atividade solidária do Dia Nacional do Pijama, celebrado a 20 de novembro.
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito pelas crianças de diversas escolas, com o objetivo de sensibilizar o país para o “direito de uma criança crescer numa família”.
É comemorado no dia 20 de novembro e este ano foi um dia especial, porque se comemorou os “25 anos do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança”.

A nossa professora aderiu a esta iniciativa, através de contactos efetuados com a Associação “Mundos de Vida”, que nos enviou um "kit" educativo para o desenvolvimento de diversas atividades, neste dia. Desse "kit" constava convites para os pais, bonecas de papel, a Casa dos Pijamas para montarmos e a história “O menino que não sabia brincar”, entre outros materiais educativos.

Neste dia, todos nós viemos para a escola de pijama, com a nossa almofada e o peluche preferido. Até a nossa professora se vestiu a rigor, imaginem!
Este dia foi repleto de atividades variadas, algumas das quais dinamizadas pelos nossos pais.

Assim, a mãe do José Miguel veio à sala contar-nos uma história da sua autoria, que falava de um menino de 9 anos, chamado Bruno, que vivia sozinho, sem família. Foi muito emocionante!

De seguida, tivemos a participação da mãe do Alexandre que nos veio ensinar a fazer origamis de Natal. Depois, veio o pai da Constança, também vestido de pijama e com um gorro e cachecol do Vitória, contar-nos a história do primeiro livro da Missa Pijama, chamado “Todos de Pijama”. É uma história muito bonita e então contada pelo pai da nossa amiga foi ainda mais divertida.

Continuámos com a nossa Missão Pijama, cantando, lendo histórias, fizemos desenhos, descansámos, vimos vídeos, e montámos uma árvore de pijamas da autoria da nossa amiga da Sala, a Constança, que se empenhou muito nas atividades promovidas neste dia.

Este ano foi criada uma canção original escrita por PEDRO ABRUNHOSA, "O Melhor Está P'ra Vir", padrinho desta causa em 2014. A canção foi cantada por milhares de crianças, de "Escolas Pijama" e de "Famílias Pijama" de todo o país, inscritas no DIA NACIONAL DO PIJAMA, em nome da causa: "uma criança tem direito a crescer numa família". É um poema de esperança. Um hino à infância. Com o poder desta canção, juntos vamos construir um país melhor para todas as crianças, em especial para aquelas que precisam do calor e do amor de uma família de acolhimento para que possam sonhar e poder também dizer "O Melhor Está P'ra Vir". Na nossa sala, todos nós decorámos a letra e fizemos um pequeno vídeo com esta linda canção.

Com esta iniciativa pudemos realizar a nossa primeira missão de solidariedade e aprender os valores da amizade e da partilha, ajudando a causa "uma criança tem direito a crescer numa família". Para todos nós, “momentos pijamas” lembram “momentos família”, pelo carinho, pela cumplicidade, pela história que se conta à noite, pelo aconchego, pela ternura. Junto da família e amigos diretos, recolhemos pequenos donativos que no final se traduziram numa quantia significativa, que foi entregue por uma Encarregada de Educação, na Associação Mundos de Vida.

Foi um dia inesquecível e, sem sombra de dúvidas, muito divertido, educativo e solidário. Obrigada MISSÃO PIJAMA da Mundos de Vida.

Podes também colaborar nestas iniciativas, para isso clica em http://www.mundosdevida.pt/


Texto coletivo do 4º C - Prof. Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe