Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Visita à Feira do Património
Por Emilia Lemos (Professora), em 2015/01/041093 leram | 0 comentários | 301 gostam
No passado dia dez de outubro, pelas 13:30h, a turma do 3º A, juntamente com a nossa turma, o 4º C, fomos visitar a Feira do Património, na Casa da Memória, em Guimarães.
Esta visita tinha como principal objetivo sensibilizar os alunos para a preservação e valorização do nosso Património Cultural e Natural.

Nesse dia, fomos almoçar mais cedo para sairmos da escola a horas da abertura da exposição, pelas 14:00h. Em pares, fizemos o percurso a pé, alegres e entusiasmados com o que íamos ver.

Quando chegámos à Feira fomos recebidos pelos responsáveis que nos encaminharam para uma guia muito simpática, chamada Estela, que estava a fazer voluntariado.

Em primeiro lugar, visitámos a ala 2, onde contactámos com os expositores, representantes de entidades, empresas e municípios, ligados ao património cultural e natural do nosso país. Em cada um dos expositores, ofereceram-nos diversos folhetos e lembranças, tais como, rebuçados e bolachas artesanais, nas diferentes áreas.

De seguida, a nossa guia Estela levou-nos a visitar a ala 1 e continuámos a nossa visita guiada, pelos "workshops" de gastronomia, vinhos, música, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, animações pedagógicas e ateliês criativos.

Finalmente, acabámos a nossa visita e despedimo-nos, agradecendo a gentileza da nossa guia, Estela, e preparámo-nos para regressar à escola.
Com esta visita, podemos concluir que foi muito enriquecedora culturalmente, pois aprendemos que o Património são os bens que herdamos da nossa família e da sociedade, é a nossa história, é aquilo que nos define. Pelo contrário, o Património Cultural são todas as manifestações e expressões que a sociedade e os homens criam. Aprendemos, ainda, que o Património Cultural se pode dividir em Património Imóvel, Património Móvel, Património Imaterial e Património Mundial.

De forma a consolidar estas aprendizagens ofereceram-nos um pequeno jogo – Jogo do Património – para aplicarmos em contexto de sala de aula.


Turma do 4º C - Prof. Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe