Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

ECO-ESCOLAS NA EB1 OLIVEIRA DO CASTELO
Por Emilia Lemos (Professora), em 2014/12/281144 leram | 0 comentários | 289 gostam
No âmbito do Programa Eco-Escolas, a Escola EB1 Oliveira do Castelo apresenta as atividades desenvolvidas, ao longo do 1º período.
O Programa Eco-Escolas referente ao ano letivo 2014/2015, este ano letivo, apresenta uma nova dinâmica e equipa com o objetivo de implementar os 7 passos necessários para a obtenção de um novo galardão. Pretende-se que a sensibilização iniciada no ano anterior, despolete ações concretas de proteção e preservação do meio ambiente e que contribua para a formação de alunos/cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Assim, as atividades desenvolvidas, ao longo do 1º período foram as seguintes:

ENTREGA DO GALARDÃO 2013/2014
A escola EB1 Oliveira do Castelo foi galardoada com a Bandeira Verde 2014, numa cerimónia denominada “Encontro Nacional “DIA BANDEIRAS VERDES 2014”, que teve lugar no passado dia 15 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia. Num universo de milhares de alunos, a nossa escola fez-se representar com 4 alunos do 4º ano de escolaridade, acompanhados por 2 professoras e uma assistente operacional. O programa constou de uma sessão de boas-vindas; da apresentação “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”; e “Eco-Escolas apresentam…”, da entrega da Bandeira Verde a todas as Escolas Galardoadas em 2014 e, finalmente, da distribuição do lanche a todos os participantes.
A deslocação foi feita num autocarro gentilmente cedido pela Associação de Pais da EB1 Oliveira do Castelo em parceria com a Associação de Pais da EB 2,3 João de Meira, a quem desde já agradecemos a colaboração neste projeto.

PROJETO “O PLANETA LIMPO DO FILIPE PINTO”
Participação na apresentação do projeto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, no Laboratório da Paisagem, no dia 11 de outubro de 2014, que pretendeu sensibilizar os mais novos para as boas práticas ambientais e para a importância da floresta.
Esta iniciativa teve o apoio do Município de Guimarães que presenteou todas as crianças com o livro.

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL ECO-ESCOLAS “WORLD DAYS OF ACTION”:
Na sequência da comemoração do “World Days of Action”, iniciativa da coordenação internacional "Eco-Schools", que visa a comunicação ao mundo das muitas e variadas iniciativas que se desenvolvem nas Eco-Escolas em todo o mundo, a nossa escola participou com diversas atividades.
No dia 7 de novembro, colocámos uma vitrine (enviada pela Câmara Municipal de Guimarães) e um expositor de parede para divulgação das atividades à comunidade educativa e local e afixámos um painel de compromissos ("Green resolutins").
No dia 10 de novembro de 2014, os alunos foram convidados a virem todos vestidos de verde. O programa deste dia constou da visualização de um vídeo, na Biblioteca, sobre o programa da Eco-Escolas. Depois, todos os alunos assinaram o "Painel de compromissos" ("Green Resolutions").
Devido às condições climatéricas desfavoráveis, o hastear da bandeira só foi efetuado no dia seguinte.
Em contexto das salas de aula, foram realizados diversos trabalhos com materiais reciclados, alguns dos quais foram para exposição no Centro Comercial de S. Francisco, em Guimarães. Os trabalhos foram elaborados pelos alunos do 1.º ano (pinheiro de Natal com caixas de ovos) e do 4.º ano (velas com garrafas PET).
Neste sentido, o programa Eco-Escolas deverá continuar a ser desenvolvido no próximo período e a sua implementação deverá envolver mais intensamente a Comunidade Educativa, nomeadamente Encarregados de Educação, APEE, Câmara e Juntas de Freguesia, entre outras, de forma a poder colmatar as dificuldades ainda existentes.
Nunca é demais referir que o sucesso deste programa depende, exclusivamente, da colaboração da comunidade educativa e deverá ser encarado, em termos gerais, como um projeto da escola e para a escola.
E, finalmente, criámos a nossa página de "Facebook", onde podem acompanhar, atempadamente, as nossas atividades.

Cliquem em:
https://www.facebook.com/pages/Eco-Escolas-EB-Oliveira-do-Castelo/311341702400316


As Coordenadoras do Programa Eco-Escolas da EB1 Oliveira do Castelo
Emília Lemos / Elva Gusmão

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe