Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

ECORÂMICAS 2014 – “Lixo ao Espelho”
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2014/11/041853 leram | 0 comentários | 1163 gostam
Alunos da Escola E.B. 2, 3 João de Meira participaram no evento ECORÂMICAS 2014 – “Lixo ao Espelho”, nos dias 24 e 25 de outubro.
Nos dias 24 e 25 de outubro, a escola sede do Agrupamento de Escolas João de Meira participou no evento ECORÂMICAS 2014 – “Lixo ao Espelho”, uma mostra de cinema documental e de outras atividades como uma EcoFeira, dedicado ao tema dos desperdício e dos resíduos. Estas atividades foram realizadas na Fraterna em Guimarães, sendo promovidas pela AVE (Associação Vimaranense para a Ecologia), Fraterna e Cor de Tangerina.
No dia 24 de outubro, as turmas do 9º A e D participaram e visualizaram o documentário “Lixo Extraordinário” de Lucy Walker /Brasil/Uk/2010/99, na parte da tarde.
No dia seguinte, dia 25, das 10h às 15h, a nossa escola esteve presente na Ecofeira, com trabalhos sobre a reciclagem de resíduos e oficina de reutilização de papeis velhos. O programa Eco-escolas e os subdepartamentos de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET) representaram a escola E.B. 2, 3 João de Meira este evento.
Esta edição, dedicada ao tema do desperdício e dos resíduos - LIXO AO ESPELHO – , pretendeu abrir uma reflexão crítica sobre os circuitos e destinos dos resíduos que produzimos: que imagens nos devolvem sobre o nosso modo de vida? Por que motivo nos silenciamos perante a origem e a finalidade de tudo quanto consumimos? Que comportamentos podemos alterar para reduzir o supérfluo e o desperdício inútil?
Este evento foi aberto à comunidade, com acesso livre e gratuito e, além da exibição de filmes, tiveram lugar outras atividades, como tertúlias/debates, oficinas temáticas, intervenções artísticas e uma EcoFeira de iniciativas sobre reutilização de desperdícios.
As imagens mostram:
a) A escola João de Meira na Eco-Feira, mais oficina na Fraterna e os meninos a experimentarem os nossos instrumentos reciclados.
b) As turmas do 9º A e D e outras turmas de outras escolas, no auditório da Fraterna, para a visualização do filme “Lixo extraordinário”, mais a reutilização dos óleos usados e aproveitar os desperdícios como a casca da batata e fritá-la.
c) Outras atividades desenvolvidas nas Ecorâmicas: exposição de manequins revestidos com lixo no Toural da nossa cidade de Helena Carneiro e esculturas sonoras de Filipe Lopes; Eco- Feira com muitos intervenientes que trabalham com reciclagem e reutilização de materiais diversos; cozinha criativa com a Cor de Tangerina; Tricontar; reutilizar óleos usados na execução de sabonetes e velas; intervenções performativas; tertúlias, debates e concertos.


Eco –escolas e os Subdepartamentos de EV e ET
A professora organizadora do evento com a escola,
Júlia Alves de Faria
 

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe