Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

PROGRAMA ECO-ESCOLAS
Por Emilia Lemos (Professora), em 2014/07/061186 leram | 0 comentários | 311 gostam
ATIVIDADES DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2013/2014 DA EB OLIVEIRA DO CASTELO
O Programa Eco-escolas referente ao ano letivo 2013/2014, integrou-se no Plano Anual de Atividades da escola EB Oliveira do Castelo e visa encontrar expressão no nosso compromisso para educar os nossos alunos em questões tão relevantes como as ambientais.

Embora a sua implementação tenha sido feita tardiamente por motivos alheios à nossa vontade, foram desenvolvidas algumas atividades durante o 3º período, nomeadamente:

- Requisição à Câmara Municipal de Guimarães de uma Vitrine/Expositor para consulta e divulgação das atividades do programa a desenvolver ao longo do ano;

- Hastear da Bandeira Eco-Escolas do ano transato;

- Afixação do Certificado Eco-Escola do ano transato;

- Comemoração do Dia da Árvore – plantação de uma árvore e de um vaso gigante de cada turma para decoração do recinto do recreio escolar. Pretendeu-se assim sensibilizar para a necessidade de respeitarmos a floresta e trabalhar em prol da sua proteção e conservação.

- Patrulhas de Energia: foram criadas Brigadas de Energia com o objetivo de reduzir o consumo de energia na escola, alertar a população escolar para a necessidade de reduzir o consumo da energia; identificar situações de uso abusivo de energia e essencialmente mudar comportamentos face ao consumo de energia na escola. A monitorização foi efetuada ao longo 3º período, semanalmente, de forma alternada. Os registos foram efetuados em folhas próprias e encontram-se arquivados. Para esta atividade contamos com a colaboração de 21 alunos, 4 alunos de cada turma do 3º e 4º anos: turma do 3º A; 3ª B; 3º C; 3º D, 4º A, 4º B e 4º C. Foram efetuadas algumas reuniões da Brigada onde constatamos o empenho e dedicação dos alunos para esta atividade. Consideramos essencial passar esta mensagem para os jovens, pois são consumidores de energia, e devemos apostar na formação de cidadãos conscientes e alertados para estas questões.

- Participação na atividade “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”.

Neste sentido, o programa Eco-Escolas deverá continuar a ser desenvolvido no próximo ano letivo e a sua implementação deverá envolver mais intensamente a Comunidade Educativa, nomeadamente Encarregados de Educação, APEE, Câmara e Juntas de Freguesia, entre outros, de forma a poder colmatar as dificuldades ainda existentes.
  
Pretende-se que a sensibilização iniciada este ano, despolete ações concretas de proteção e preservação do meio ambiente e que contribua para a formação de alunos/cidadãos mais conscientes e responsáveis.

O plano anual de ação foi cumprido, nos seus aspetos fundamentais, tendo sido desenvolvidas atividades em todos os domínios requeridos, a saber, Resíduos, Água, Energia, Biodiversidade, Floresta e Alterações Climáticas. No que diz respeito aos objetivos, no geral, consideramos que foram atingidos.

De sublinhar que a maior parte das ações desenvolvidas constituem exigências do programa Eco-Escolas e são condição para a obtenção do galardão Bandeira Verde. Os alunos aderiram com empenho às atividades propostas. Verificaram-se, no entanto, alguns constrangimentos quanto à implementação das mesmas, devido à falta de alguns recursos materiais, em termos de horário letivo, por parte dos alunos e, essencialmente, na implementação tardia.

Finalmente, nunca é demais referir que o sucesso do projeto depende, exclusivamente, da colaboração da comunidade educativa e deverá ser encarado, em termos gerais, como um projeto da escola e para a escola.


A Coordenadora do Programa Eco-Escolas da EB Oliveira do Castelo
Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe