Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

A União Faz a Força!
Por Alzira Guedes (Professora), em 2014/05/08942 leram | 0 comentários | 252 gostam
Trabalho realizado por Ana Lage, 7º.C, nº. 3 que dá relevo à importância da noção de «equipa»...
Basquetebol
 «A união faz a força!»

      No desporto como na vida, o trabalho em equipa é muito importante.
    A equipa de basquetebol é formada por dez jogadores (embora no campo possam estar cinco). É composta pelo capitão, por um treinador que pode ter um ajudante (treinador-adjunto). O capitão pode consultar o árbitro sobre qualquer incidência do jogo, ou pedir informação sobre alguma coisa, desde que o faça de forma educada. Cada jogador desempenha uma função importante que, articulada de forma eficaz com o desempenho dos outros jogadores, conduz não só à vitória da equipa como um bem-estar, à criação de laços afetivos (ou reforço dos mesmos) entre os membros da equipa.
      Mesmo que o jogo fique perdido, este último aspeto é o mais importante, pois é ele que contribui para a formação cívica, física e psicológica do jogador.
      O base impõe e mantém o ritmo adequado do jogo, é o coordenador do jogo entre o banco (treinador) e campo (equipa em campo). O extremo é o homem que costuma realizar os passos «perigosos» para o interior da zona e ajuda o base em determinados momentos de pressão. Além disso é o jogador que se deve unir à ação ofensiva rápida iniciada pelo base. O poste é o homem mais marcado pela defesa contrária, é ele quem realiza o primeiro passo para iniciar o contra-ataque. Rapidamente, passará a bola aos colegas...
     Como em qualquer desporto coletivo, a noção de «equipa» é fundamental pois a união faz a força!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe