Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Projeto "A fruta a cantar"
Por Emilia Lemos (Professora), em 2014/04/13635 leram | 0 comentários | 205 gostam
Este ano, a nossa turma tem aulas de educação visual com o do Prof. Vilaça, cerca de duas horas semanais, que estão a decorrer até finais do mês de Maio, no âmbito do projeto Direito a Todos Brincar, projeto que inclui " A fruta a cantar".
Este projeto tem como objetivos decorar as salas da "Comissão de Proteção de Crianças e Jovens "(CPCJ); incentivar a comer fruta; utilizar material reciclável; introduzir os alunos do primeiro ciclo e educação especial à expressão plástica/ educação visual e promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais.

Nestas aulas, aprendemos diversas coisas, como por exemplo, o nome de linhas quanto à posição no espaço, a fazer um esboço, entre outras coisas.

Nas primeiras aulas, todos nós desenhamos a fruta que cada um trouxe de casa, depois pintamos com as técnicas que o professor nos ensinou.

Depois, aprendemos a fazer pasta de papel com jornal. Foi muito divertido! Nas aulas seguintes, cada um de nós pegava num monte de pasta, amassava até sair toda a água e fizemos a forma da nossa fruta, desde maçãs, peras, laranjas, romãs, morangos, bananas e até um melão. Depois da fruta formada, colocávamos um fio no meio e um papel com o nosso nome e o professor colocou todas no teto da sala a secar.

Nas aulas seguintes, aprendemos as cores primárias, que são o cyano, o magenta e o amarelo e as cores secundárias/ terciárias ou complementares. O professor ensinou-nos a fazer a mistura das cores.

Noutra aula, trouxemos de casa roupa velha ou sacos de plástico e começamos a pintar a nossa fruta, de acordo com o desenho que tínhamos feito e o professor pendurou-as novamente no teto para secar.

Passamos depois à fase das canas. O professor trouxe uma serra elétrica e cortou-as aos pedaços e juntou-as num saco individual.

E pronto, neste momento, estamos nesta fase do projeto. Aguardem notícias no próximo período.

O que é certo é que todos os alunos da turma, juntamente com os alunos de Currículo Específico Individual da escola, adoram estas aulas e têm participado com agrado em todas as atividade propostas neste projeto.

Um muito obrigada ao Prof. Vilaça por nos ter proporcionado esta oportunidade de aprendermos coisas novas!


Turma do 3º C
Prof. Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe