Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Semana da leitura 2014
Por Emilia Lemos (Professora), em 2014/04/13561 leram | 0 comentários | 159 gostam
No âmbito das comemorações dos oito séculos da Língua Portuguesa, decorreu na nossa escola, de 17 a 21 de março, a 8ª edição da Semana da Leitura, com o mote "Bons livros provocam os melhores sorrisos”, por isso convidamos os pais a vir à escola.
No passado dia 25 de março, foi a vez da Clara e a mãe irem à biblioteca da escola contar uma história.

A história chamava-se “A fadinha que perdeu o dente”. A Clara pintou uma tela para servir de cenário e, enquanto a mãe lia a história, a Clara ia colocando os personagens sobre a tela. A história estava construída em rimas e, por isso, tinha muito ritmo. Por de trás da tela, a Clara imitava o som do choro da fada ou acendia as luzes dos pirilampos.

A história falava de uma linda borboleta que, no dia da sua estreia, tinha perdido um dente e não o conseguia encontrar. Foi, então, que viu uma borboleta mesmo ao seu lado e logo lhe disse, com voz muito chorosa, para a ajudar a procurar o dente. A borboleta concordou e foram as duas procurar o dente. Depois de terem concluído que não conseguiam procurar sozinhas, então a borboleta teve a ideia de chamar os caracóis para procurar no chão. Mas logo descobriram que não estava a resultar e então decidiram chamar os pirilampos e assim com muitas, muitas luzinhas puderam revistar todos os cantos. Só que ninguém conseguia encontrar o dente e a linda fadinha não aguentava e pôs-se a chorar. Entretanto, viram um pequeno rato que chegava muito zangado. O rato perguntou o que se passava e quando viu uma fada que chorava acalmou logo e perguntou-lhe porque chorava e a fada respondeu que tinha perdido um dente. O rato disse-lhe que tinha encontrado um dente e que o tinha oferecido à sua namorada, que devia ser o dente que procurava. Então foram todos a casa da ratinha para reaver o dente. Quando chegaram a casa da ratinha, o rato explicou tudo à ratinha e a fada lá recebeu o dente e ficou muito contente.
Nesse dia, descobriu que, para além do dente, tinha encontrado a amizade.

Os meninos do 3º C ouviram a história atentamente e receberam rebuçados de recompensa.


Atividade realizada por Clara Vilaça e Mãe
Prof. Emília Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário