Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

1º BTT ERDAL - Trilho do Fundador
Por Emilia Lemos (Professora), em 2014/04/132091 leram | 0 comentários | 1265 gostam
200 participantes no Trilho do Fundador
A ERDAL - Escola de Referência Desportiva de Desportos de Ar Livre - é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Guimarães, que visa a promoção de atividades de natureza desportiva, cultural e recreativa e o desenvolvimento do processo educativo escolar. Tendo como associados fundadores as Escolas Professor João de Meira, Santos Simões, Martins Sarmento, Francisco de Holanda, EB2,3 Fernando Távora e o Colégio do Ave, a ERDAL privilegia na sua atuação a prática de desportos de ar livre e a intervenção junto de jovens com necessidades educativas especiais e economicamente carenciados.

Alargando o seu âmbito de atuação à comunidade em geral, a ERDAL tem desenvolvido projetos em parceria com diversas entidades, entre as quais a Associação de Ciclismo do Minho, Associação Vimaranense de Ecologia, Desincoop, Massa Crítica e a Tempo Livre. São exemplos da atividade da ERDAL, a par das ações empreendidas no âmbito do desporto escolar, as iniciativas “Guimarães a Pedalar”, “Jornadas de Ciclismo” e as “Jornadas Desportivas da Erdal”, entre outras. Com sede na Rua Calouste Gulbenkian, em Guimarães (Agrupamento de Escolas Professor João de Meira), a ERDAL admite como associados, individuais e coletivos, todos quantos se revejam nos seus objetivos e nutram o gosto pela prática desportiva.

Neste âmbito, a ERDAL promoveu no passado dia 6 de abril, em Guimarães, o 1º BTT ERDAL - Trilho do Fundador.

A iniciativa, promovida com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, integrou o BTT - Trilho do Fundador e um Passeio BTT em Família.

Aberto à participação de todos os interessados, o 1º BTT ERDAL - Trilho do Fundador teve início às 9 horas na Escola Santos Simões, local onde também terminaram as duas atividades que fizeram parte do evento.

Assim, pedalaram, com partida e chegada na Sede do Agrupamento de Escolas Santos Simões, cerca de duzentos participantes, divididos entre o trilho de 40 km (com passagem pela Penha, Lapinha, Arões e Atães) e o passeio da família decorrido entre a Escola Santos Simões e o Horta Pedagógica com passagem no Centro Histórico de Guimarães.

O BTT - Trilho do Fundador teve um percurso de 35 quilómetros (grau de dificuldade 3/4), especialmente definido para os aficionados do BTT num perspetiva de lazer. Paralelamente, foi promovido o Passeio BTT em Família, na extensão de 6 quilómetros e com características turístico-culturais, com passagem pela zona histórica de Guimarães, horta pedagógica e Parques da Cidade e da Cidade Desportiva.

A participação no BTT - Trilho do Fundador e no Passeio BTT em Família teve o custo de 9 e 4 euros, respetivamente (acrescia um 1 euro no caso de inscrição com a quota anual da ERDAL), incluindo seguro de acidentes pessoais, reforço, dorsal e banho. Para os menores de 18 anos, mediante a apresentação do cartão de estudante, a participação foi gratuita.

Houve ainda inscrições para grupos e aquisição de uma Jersey da ERDAL, com filiação na ACM - Associação de Ciclismo do Minho / Federação Portuguesa de Ciclismo com o custo de apenas 5€. O valor das inscrições reverterá para um projeto da Associação ERDAL de criação de um grupo de BTT no âmbito do Desporto Escolar. O evento garantiu reforço alimentar aos 20 km (Apeadeiro de Fareja) e um super-reforço aos 30 km (Pórtico de Pedra em Atães).

A inscrição de Famílias no Passeio em Bicicleta permitiu desfrutar do Centro Histórico da cidade de Guimarães que encerra, nas suas ecléticas edificações, parte significativa da história do território português. A taxa de Inscrição reverterá para projetos da ERDAL de promoção de Estilos de Vida Saudáveis.
Orlando Lemos, fundador da ERDAL, referiu estar feliz, pois a primeira "pedra" fora lançada na promoção do BTT Escolar, e agradeceu a participação, bem como a excelente organização e apoio dos patrocinadores ao evento.

A ERDAL agradece à CM Guimarães, União de Freguesias Atães/Rendufe, Associação de Ciclismo do Minho, IPDJ, Desporto Escolar, Like Bike, Within, Farmácia Castro Mendes, Hermotor, OpenVision, Fabrica Asa, Multilabel, Vitális e Empiqua e especialmente a todos os organizadores que estiveram envolvidos neste projeto.

O Presidente da ERDAL
Prof. Orlando Lemos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe