Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens
Por Manuela Nunes (Professor), em 2014/04/061161 leram | 0 comentários | 300 gostam
No dia 17 de março, realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens com a presença dos Deputados da EB 2,3 João de Meira, Margarida Novais e João Carlos Magalhães, alunos do 9ºG, e do professor Paulo Silva, responsável pelo projeto na escola.
O evento decorreu no Auditório do Instituto Português da Juventude (IPDJ), na cidade de Braga, e serviu para os 99 Deputados debaterem as medidas dos projetos de recomendação das 31 escolas participantes, centrando-se na temática em discussão: Drogas-evitar e enfrentar as dependências.
Depois de um período inicial de perguntas ao Deputado da Assembleia da República, passou-se à fase de debate dos projetos de recomendação onde os jovens Deputados apresentaram e defenderam as medidas dos projetos das respetivas escolas. Terminada esta fase, passou-se ao debate na generalidade que visa debater e esclarecer as propostas e o conteúdo das medidas dos vários projetos, antes da votação na generalidade para aprovação do projeto-base.
Nesta fase, os nossos Deputados estiveram bastante interventivos, questionando e pedindo vários esclarecimentos de medidas de outros projetos, e defendendo também o projeto da nossa escola. Este período prolongou-se para além do almoço que se consumou na cantina da Escola Secundária Sá de Miranda.
Na parte da tarde, após terminada a discussão na generalidade e aprovado o projeto-base, passou-se ao debate e votação na especialidade do projeto-base e também à redação final do projeto de recomendação do círculo eleitoral que será apresentado na sessão nacional. Posteriormente, para além da escolha de um tema para o ano seguinte, procedeu-se ainda à eleição dos deputados à sessão nacional e do porta-voz do círculo eleitoral. Por fim, cumprindo-se o objetivo principal do Parlamento dos Jovens - desenvolver e promover a educação e o interesse dos jovens estudantes para a cidadania ativa - pelas 18 horas deu-se o encerramento da sessão. Quanto aos nossos Deputados, devemos sentir-nos orgulhosos pela prestação digna e briosa que, certamente, honrou a nossa escola perante as demais.
 
O Professor,
Paulo Silva


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe