Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Encontro com o escritor Alexandre Parafita
Por Emilia Lemos (Professora), em 2013/12/21919 leram | 0 comentários | 173 gostam
O escritor de livos infantis, Alexandre Parafita, esteve na nossa escola, no dia 13 de dezembro, para promover os seus livros, no âmbito do Plano Nacional da Leitura da Educação Literária, para os meninos dos 3º e 4º anos.
O escritor de livros infantis, Alexandre Parafita, esteve na nossa escola, no dia 13 de dezembro, para promover os seus livros, no âmbito do Plano Nacional da Leitura da Educação Literária, para os meninos dos 3º e 4º anos.

O encontro foi dinamizado pela Biblioteca Escolar da EB1 Oliveira do Castelo.

A professora Paula, responsável pela Biblioteca, começou por pedir silêncio, seguindo-se declamação de poemas do autor convidado, por cinco alunas do 4º ano, da escola.

Depois da declamação dos poemas, deu-se início a uma sessão de perguntas ao escritor. Cada turma tinha direito a fazer-lhe três perguntas, previamente elaboradas na sala. Da minha sala foram a Teresa, a Clara e a Mariana que lhe fizeram as seguintes perguntas: quanto tempo demorava a escrever um livro e ele respondeu que dependia, mas normalmente era de quinze dias a um mês; em que se inspirava para escrever os seus livros infantis, ao que ele respondeu que fazia recolha dos contos e lendas antigas das tradições populares e finalmente outra aluna perguntou o porquê de escrever um livro com muitas histórias infantis e ele respondeu que se inspirava nas crianças e que considera os livros como se fossem seus filhos.

O escritor contou-nos, ainda, muitas coisas sobre a sua infância e sobre os seus livros para crianças e disse-nos qual o título do seu próximo livro que é: “Meia Dúzia de Contos Tão Alegres como Tontos”.

No final, já na sala de aula, a nossa professora fez-nos muitas perguntas sobre o escritor e pediu-nos para fazer um relatório da atividade.

Nós gostámos bastante deste encontro, porque adorámos as histórias que cada um leu, na sala de aula, do livro “Diabos, Diabitos e outros Mafarricos!

Turma 3º C - Prof. Manuela Moreira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe