Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

MADIBA
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2013/12/211233 leram | 0 comentários | 332 gostam
Este texto foi elaborado pela aluna Alexandra Peixoto, do 6º ano turma E.
Madiba

Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918.
Nasceu em Mvezo, numa aldeia do interior da África do Sul e viveu uma parte da infância em Qunu. A sua família pertencia a uma tribo nobre.
Aos 23 anos, foi para Joanesburgo, onde estudou direito e onde iniciou a atividade política. Nelson Mandela via os pretos iguais aos brancos, só a cor é que não era igual, mas as outras pessoas não viam como ele. Então, ele revoltou-se contra os brancos e eles prenderam-no. Estudou na cadeia e tirou o curso de Direito. Nelson Mandela lutou contra o "apartheid", que era um regime em que os brancos tinham todo o poder, embora fossem uma minoria, e os negros não tinham direitos nenhuns. Eles viviam separados, tinham serviços separados, mas os negros tinham os serviços piores. Ele foi preso e condenado a prisão perpétua e esteve na cadeia durante 27 anos. Em 1985, deram-lhe a possibilidade de sair da prisão. Em troca ele tinha de abandonar os seus ideais, mas ele recusou. Depois Nelson Mandela foi libertado e os brancos perceberam que não podiam tratar mal os pretos só porque não eram da mesma raça.
Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul e foi muito importante na reconciliação do país. Por esta razão, recebeu o prémio Nobel da Paz. Nelson Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, ficando para sempre como um símbolo da luta contra o racismo.

Alexandra Peixoto, 6º E


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe