Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Atividade de Natal 2013
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2013/12/12950 leram | 0 comentários | 264 gostam
Esta atividade de decoração de Natal é da responsabilidade do Núcleo de Estágio de Educação Visual do 3º ciclo da escola sede de agrupamento.
Todos os anos, de modo a marcar o início da época natalícia, os espaços desta Escola EB 2,3 são decorados com motivos que nos lembram esta época festiva. Este ano, a decoração do átrio de entrada da Escola foi da responsabilidade dos membros do Núcleo de Estágio de Educação Visual 3º ciclo, a professora Maria José Maçães (coordenadora) e as professoras Sandra Ferreira e Ana Costa.
Trata-se de uma instalação que teve como objetivo mostrar uma perspetiva da árvore de Natal. Quem entra vê uma árvore de Natal invertida, onde o que se destaca não é a árvore em si, mas sim o reflexo desta nos dois espelhos que compõem a instalação. Um dos espelhos está pousado no chão e proporciona a ilusão da existência de um fosso; um segundo espelho, encostado ao primeiro e inclinado sobre a parede, garante um interessante efeito de continuidade espacial e de destaque à árvore.
O tratamento da árvore também não foi deixado ao acaso. Utilizou-se uma árvore usada em anos anteriores, onde foram aplicados pequenos pedaços de fita plástica, que, depois de abertos, garantiram um novo volume e textura à árvore. Para a complementar foram colocados fios de ráfia vermelha, que contrastam com as fitas plásticas e são rematadas por bolas vermelhas brilhantes, que pendem sobre o espelho pousado no chão.
Esta instalação, mais que um relembrar da época natalícia, é um apelo à sensibilidade artística da comunidade escolar, uma forma de mostrar algo diferente, de fugir aos estereótipos e de apelar à criatividade.
                          

Núcleo de Estágio de Educação Visual (3º ciclo)
da Escola E. B. 2,3 João de Meira, Guimarães

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe