Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Projeto Comenius: inovação e partilha na Europa!
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2013/07/30769 leram | 0 comentários | 238 gostam
Balanço das atividades do Projeto Comenius
O nosso agrupamento tem vindo a participar no projeto Comenius - Innovative Schools in the 21st Century. Trata-se de uma iniciativa de âmbito europeu com a participação de vários países da Europa, onde o objetivo máximo é permitir aos alunos a troca de saberes, culturas e experiências. No nosso projeto tivemos a parceria de escolas dos seguintes países: Áustria, Grécia, Holanda, Polónia, Portugal e Turquia. Esta experiência decorreu nos anos letivos 2011/12 e 2012/13, onde os alunos e professores tiveram a oportunidade de partilhar projetos, experiências e métodos inovadores aplicados nas escolas.
O primeiro encontro realizou-se entre 16 e 19 de novembro de 2011, em Bydgosczc, Polónia. Neste encontro planificámos os encontros, atividades e projetos a desenvolver nesse ano. O nosso agrupamento ficou responsável pela realização da página da internet do nosso grupo, que está disponível em www.innovativeschool.eu. Definimos o primeiro encontro de alunos, que se realizou em Schawz, Áustria, de 6 a 10 de março de 2012. Participámos com a presença de 15 alunos do 8º ano e 3 professores e aplicámos métodos inovadores no ensino, nomeadamente avaliação dos alunos com recurso a comandos de votação. Esta atividade contagiou também outros docentes do nosso agrupamento, que quiseram participar neste projeto com a realização de várias atividades, aplicadas em diferentes disciplinas e envolvendo um grande número de alunos nessas ações.
Fomos ainda convidados pela Comissão Europeia a participar num congresso, realizado em Bruxelas, de 3 a 4 de maio – “Comenius partnerships – Helping Schools team up across Europe”. Este convite foi dirigido diretamente pela Comissão Europeia e apenas contou com a participação de mais duas escolas portuguesas.
De 15 a 20 de maio de 2012, realizou-se em Manavgat, Turquia, o primeiro encontro de avaliação intermédia do projeto. Neste encontro, foram avaliadas as atividade desenvolvidas e os produtos realizados. A opinião favorável foi unânime e a avaliação foi muito positiva, superando as expectativas inicialmente idealizadas.
O nosso agrupamento esteve em Eindhoven, Holanda, de 14 a 18 de novembro, para mais uma reunião do grupo de trabalho. Aqui foi feita uma pequena avaliação do projeto, das atividades e dos recursos, bem como a preparação do próximo encontro, que decorreu em Guimarães, de 16 a 20 de abril, onde estiveram presentes 120 alunos e professores. Neste encontro, tal como aconteceu no primeiro, várias atividades foram realizadas por diferentes docentes do nosso agrupamento,. Desde já, agradecemos a todos. A atividade apresentada foi novamente muito bem aceite pelas restantes equipas, que teceram grandes elogios, quer à atividade quer à postura dos nossos alunos. O tema apresentado pelos nossos alunos, em Inglês, abordava conceitos de Física e Matemática, utilizando uma mesa de bilhar.
Por fim, de 9 a 13 de maio, tivemos a reunião final que decorreu em Atenas, Grécia, onde finalizámos todas as atividades pendentes, a página da Internet e concluímos o relatório final.
A opinião dos nossos alunos sobre a participação neste projeto foi muito positiva, não só pelas atividades realizadas, mas também pelo convívio e partilha de saberes com alunos de diferentes países.
É nossa intenção dar continuidade a este tipo de projetos, pois são, sem dúvida, uma mais-valia para a nossa escola e especialmente para os nossos alunos.
Obrigado pela colaboração prestada por toda a escola, em especial à equipa Comenius, que desenvolveu um trabalho excelente.
Obrigado por tudo!

O Coordenador do Projeto Comenius,
Jorge Carvalho

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe