Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Parlamento Jovem
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2013/05/16974 leram | 0 comentários | 231 gostam
Síntese das atividades 2012/2013 do projeto Parlamento Jovem, da responsabilidade da professora Alexandra Mendes.
O programa Parlamento dos jovens é organizado pela Assembleia da Republica, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
A participação dos alunos neste projeto “Parlamento dos Jovens” tem como objetivo estimular o gosto pela participação cívica e política, procurando implementar um debate interno nas turmas sobre a temática proposta e incentivando uma visão democrática nas diferentes etapas do projeto.

Debate sobre o tema "Ultrapassar a crise", no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens.

No dia 14 de dezembro, por volta das 10.00 horas, realizou-se, na escola-sede de Agrupamento, um debate sobre o tema "Ultrapassar a crise", no âmbito do projeto Parlamento dos jovens.
Com efeito, este debate pretendeu sensibilizar os alunos para a questão da atual crise económica, em Portugal e na Europa. Este debate foi destinado, sobretudo aos alunos do 7º E. O referido debate contou com a presença do economista, Professor João Carlos Cerejeira, da Universidade do Minho, que abordou as seguintes temáticas: construção europeia; história da Europa; adesão de Portugal à U.E.; situação real do país e da Europa; porque estamos em crise?; analisar propostas concretas e propor soluções e desenvolver o espírito de cidadania e participar democraticamente.
Os objetivos foram amplamente cumpridos, pois os alunos demonstraram curiosidade e entusiasmo nesta atividade.
                   
Assembleia de Escola

Das quatro listas participantes, cada lista organizou a sua campanha eleitoral, tendo-se destacado uma das listas com mais votos ( lista A) na organização de materiais e no apelo ao voto.
A eleição para a Assembleia de Escola decorreu com normalidade, no dia 16 de janeiro, tendo-se verificado um maior número de alunos a votar. Os alunos das quatro listas vencedoras foram os alunos das turmas 7ºB, 7ºE, 9ºB e 9ºE.

Sessão Escolar
 
A Sessão Escolar decorreu no dia 4 de fevereiro, entre as 14:30 e as 18:30 horas, na sala 23. Esta sessão pretendeu sensibilizar os alunos para a questão da atual crise económica, em Portugal e na Europa.
As listas começaram por apresentar as medidas que defenderam na campanha eleitoral e a Assembleia de Escola discutiu as medidas apresentadas por cada uma das listas. Seguiu-se uma apresentação da deputada convidada, Sónia Fertuzinhos do PS, explicando a forma de intervir no Parlamento, as regras de trabalho e as normas que devem pautar a argumentação das ideias em debate.
Finda a apresentação, os alunos colocaram algumas questões, que muito amavelmente foram respondidas. Realizou-se, de seguida, um intervalo para reflexão conjunta e, no final, foram votadas as medidas que constituem o projeto de recomendação da nossa Escola.
Foram ainda propostos os temas a debater para o próximo ano e realizada a eleição para os Deputados da Assembleia Distrital. Assim, o tema proposto para o próximo ano foi a violência e os dois deputados efetivos e o suplente eleitos foram respetivamente: Ana Mafalda Portilha, do 9ºE, José Mesquita, do 7ºE e Bruno Costa, do 9ºB.
As principais dificuldades do desenvolvimento deste projeto prendem-se com a falta de tempo para dedicar às atividades extracurriculares, devido à necessidade de cumprir programas. A dificuldade de reunir alunos fora da componente letiva aleada à elevada carga horária dos alunos foram duas condicionantes, que não permitiram um maior envolvimento da comunidade.
Apesar de todas as limitações e dificuldades, houve alunos muito empenhados, que se dedicaram e organizaram para levar a sua candidatura até ao final do projeto, ao nível da Escola.

Sessão Distrital de Braga no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)

Na Sessão Distrital, no dia 26 de fevereiro, participaram mais de 100 alunos de 35 escolas do distrito de Braga.
A Sessão de abertura contou com a presença de Nuno Reis, deputado do PSD, Rolando Silva, delegado regional do Norte do IPDJ, Aristides de Sousa, o novo delegado Regional de Educação da região norte, que recordou o tema deste ano, “Ultrapassar a crise”, e realçou que esta sessão distrital foi já resultado de muito debate e reflexão que decorreram nas escolas.
O debate foi iniciado pelo senhor Nuno Reis, deputado do PSD, que apelou aos jovens para participarem mais na vida política. Este acompanhou só a primeira parte dos trabalhos e respondeu a diversas questões colocadas pelos alunos das escolas presentes nesta sessão.
De seguida, a sessão foi presidida por uma aluna do ensino básico da escola de Vila Verde, Patrícia Gonçalves. Penso que, a função desempenhada pela aluna Patrícia Gonçalves não esteve à altura de uma verdadeira deputada, pois desconhecia as regras de funcionamento de uma Assembleia da República, violou algumas dessas regras, como por exemplo, o tempo que cada deputado tem para apresentar as suas medidas e contra argumentar, entre outras muitas mais que não vou citar. Durante a Sessão, algumas das intervenções dos jovens deputados demonstraram total desconhecimento dos seus projetos de recomendação, falta de responsabilidade e falta da verdadeira consciência cívica e política, ou por outras palavras, da verdadeira democracia. Acho que esta Sessão ultrapassou todos os limites. Nem parecia que estávamos num estado de direito! Será que valerá a pena tanta dedicação, esforço e empenho num projeto, em que as escolas/deputados vencedores são quase sempre os mesmos? Não ganhámos, é verdade, mas há um aspeto muito importante que tenho de mencionar, é que a nossa escola têm participado sempre com alunos diferentes todos os anos, o que não se verificou com algumas escolas, em que os alunos participantes já era o terceiro ano que participavam, o que nos colocou em desvantagem.
A participação do nosso aluno, José João Mesquita, do 7ºE, neste projeto foi excelente. Demonstrou empenho, dedicação e responsabilidade, assim como a aluna Ana Mafalda Portilha, do 9ºE, e o aluno Bruno Costa, do 9ºB. Estão os três de parabéns! Agradeço também a colaboração neste projeto da professora Manuela Nunes.

A Coordenadora do Projeto Parlamento Jovem,
Alexandra Mendes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe