Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

ATIVIDADES DA BIBLIOTECA NO 3º PERIODO
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2016/06/072321 leram | 0 comentários | 996 gostam
Aqui estão as principais atividades dinamizadas pela Biblioteca, durante o 3º período.
Juntamente com os alunos participantes Ana Luna Pina, Afonso Andrade e Bernardo Faria, o professor bibliotecário deslocou-se ao município de Barcelos que recebeu, ao longo do dia 22 de abril, a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, no Auditório da Câmara Municipal.
 A este concurso, que vai na sua 10ª edição, constituído por uma prova escrita e uma prova oral em palco, concorreram alunos do terceiro ciclo das várias escolas do distrito de Braga, num total de duzentos e vinte.
A grande vencedora, representante do distrito de Braga na final, foi a aluna da Cooperativa de Ensino Didáxis, de Famalicão, Maria Inês Amaro.
Presente na sessão esteve o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Gomes, e a vereadora do pelouro da Educação, Armandina Saleiro.

A Biblioteca levou à final concelhia do concurso “Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A”, que se realizou a 23 de maio, a aluna Beatriz Morenito Borges. Esta final foi disputada por nove alunos apurados nas eliminatórias realizadas nos agrupamentos de escolas do concelho.
Organizada pelo Ciência Viva de Guimarães, professores bibliotecários de Guimarães, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e Centro Ciência Viva, contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, docentes de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas dos agrupamentos participantes, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Mercado Azul e Instituto de Design de Guimarães.
Cada um dos nove finalistas presentes teve de soletrar, na perfeição, cada uma das palavras a concurso, cabendo a avaliação a um júri. O vencedor foi o aluno António Pedro Ribeiro Cardoso, aluno do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato.
O programa da final incluiu igualmente uma visita de todos os alunos, professores e organizadores ao Centro Ciência Viva de Guimarães.

  A 3 de maio, foi feita a apresentação do 1º volume de uma coleção intitulada “Oskar e o crocodilo violinista” das autoras Joana Nogueira, Paula Rodrigues e do ilustrador Franchini.
 Tratou-se do 1º volume de uma coleção intitulada "Oskar, o ouriço musical", cujo objetivo primordial é promover hábitos de leitura desde cedo.
Para além de promover o livro e a leitura, pretendeu-se que os alunos do 2.º ciclo contactassem com a música no geral, em particular com o violino, de uma forma lúdica e entusiasta. A leitura do conto, harmonizada entre as autoras e as docentes que acompanharam os alunos, foi complementada com uma atividade musical, relacionada com a história.
Este conto tem percorrido escolas, colégios, bibliotecas públicas, hospitais e já se encontra no Brasil e Cabo Verde.
  
A 12 de maio, esteve na escola Sílvia Oliveira para apresentar o seu livro "Super Reikinho, Reiki para crianças". A idade não constitui um obstáculo à compreensão e à integração do Reiki na nossa vida quotidiana, estando os seus benefícios ao alcance de todos, sem exceção. Uma prova disso mesmo é o Super Reikinho, um Super Herói construído a partir das descrições e das experiências das próprias crianças. Com a sua ajuda e ao seu lado, os mais novos embarcam numa aventura de autodescoberta, graças à qual conseguem apreender o modo como esta terapia natural funciona. Além disso, é-lhes explicado o conteúdo dos Cinco Princípios do Reiki e a melhor forma de os aplicar no dia a dia, para assim enfrentarem problemas, como a ansiedade ou o "bullying". Os conselhos do Super Reikinho dirigem-se também aos pais, educadores e terapeutas numa tentativa bem-sucedida de fazer das crianças os maiores beneficiários desta prática terapêutica japonesa.
Sílvia Oliveira trabalha na qualidade de mestre e de terapeuta, desenvolvendo projetos de ação social e de voluntariado junto de idosos, portadores de deficiência, jovens e animais.

O Coordenador da Biblioteca,
Professor Emanuel Lopes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe