Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Vsita de Estudo ao Grupo Santiago
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2016/06/011267 leram | 0 comentários | 283 gostam
Os alunos Joaquim Simão, do 5º C, e Isabel Silva, do 5º H, são os autores dos textos seguintes, que foram realizados nas sessões do Clube de Jornalismo.
Visita de Estudo ao Grupo Santiago

Na quarta-feira, dia 25 de maio, fui com a minha turma visitar o Grupo Santiago.
Quando chegamos, um senhor começou por explicar certas coisas: o Guimapresse é uma sociedade anónima; o Comércio de Guimarães tem 132 anos e o Desportivo de Guimarães tem 25 anos. Também falou de como os jornais eram fabricados antigamente, que se usava a zincogravura, uma base de madeira para imprimir imagens, que depois é que vieram as Câmaras de Rolo e a impressora, mais conhecida por Rotativa. Falou das rádios, que naquele tempo eram rádios piratas e usavam instrumentos como: os revox, que são gravadores, a sonoplastia, os gira discos e a dupla cassete e disse-nos, também, que a Rádio Santiago tem 30 anos.
Depois da explicação começamos a visita.
Vimos os funcionários do Grupo a trabalhar nos jornais e tiramos uma fotografia para o Comércio de Guimarães.
Vimos, também o sitio onde se fazem as entrevistas.
Chegou o momento mais esperado de todos: ver o local das emissões de rádio. Fomos “atendidos” por um senhor que lá trabalhava. Ele colocava as músicas e enquanto elas decorriam, ele deixava-nos fazer perguntas. A Maria perguntou como funcionava e ele explicou-nos, pedindo para escolhermos uma música. Entretanto, eu, Isabel Silva, pergunto se posso dizer a meteorologia. Para meu agrado pude dizer:
“Hoje na região máximas previstas de 19 graus e a chuva vai-nos acompanhar toda a semana; bom dia boa quarta-feira.”
Gostei muito da visita, não só por ter tido o privilégio de falar na rádio, como de ter aprendido mais.

Isabel Silva, 5ºH
Clube de Jornalismo

A Visita ao Grupo Santiago

Na quarta-feira, dia 1 de Junho, realizamos a visita ao Grupo Santiago no âmbito do Clube de Jornalismo. A visita decorreu entre as 11:50 e as 13:20. Realizamos a viagem a pé. Quando chegamos ,a Dona Elisabete esteve a mostrar-nos os instrumentos antigos que eles usavam nessa época. De seguida, fomos à sala onde editavam vídeos e faziam os jornais. Depois, à sala dos sons que servia para mudar a voz e entrevistar, por via telefónica. Fiquei a saber que antigamente os jornais se faziam à mão. No final, fomos visitar a sala de emissão de rádio. Nós todos dissemos:
Boa tarde a todos.
Gostei muito de lá ir.
                                                                          Joaquim Simão, 5ºC
Clube de Jornalismo

                                                              


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe