Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

REFLEXÕES COM HISTÓRIA
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2016/02/22494 leram | 0 comentários | 104 gostam
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Alunos do 9º ano, turma G
27 de janeiro
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Reflexão dos alunos do 9º G quanto à questão:
Consideras que massacres como o do holocausto, durante a 2ª Guerra, nunca mais acontecerão?
Catarina Barbosa
O Homem é capaz de tudo quando não toca a eles próprios. Será que um dia tudo voltará a ser como era? Não, não vai ser porque cada vez será pior. Cada vez mais se perde a noção, tudo chegará a um ponto sem controlo. As rivalidades serão maiores, o racismo aumentará, a forma de pensar será cada vez mais controlada… A necessidade de estar no topo afetará todos e tudo. No século XXI, a realidade é outra, o terrorismo dominará o mundo. Deixará de haver amor à vida e haver obsessão pelo poder.

Nuno Silva
Os massacres do Holocausto voltarão a acontecer mas de uma forma diferente. Hoje em dia é pior devido às armas e às tecnologias, pois consegue-se chegar muito mais longe que naquela época.

Ana Catarina Faria
Acredito que poderá voltar a acontecer, não desta forma, mas muitas vidas serão “ceifadas”. A razão será também religiosa. Com o holocausto, as pessoas aprenderam e manifestaram-se, o que por um lado é positivo pois há liberdade de expressão mas, por outro lado, é negativo pois haverá sempre conflito, guerra, mortes… Estamos em pleno século XXI e existe guerra e o pior existe conflitos imprevisíveis. Tudo depende do pensamento e consciência das pessoas e, todos somos diferentes, pensamos e agimos de forma diferente. O maior conflito é compreendermo-nos.

Ana Beatriz Ribeiro
Massacres como o do Holocausto nunca mais acontecerão. Penso que hoje em dia as pessoas têm sanidade mental suficiente para perceber que isto não é assim. Não se mata milhões de pessoas só porque se é racista e xenófobo, isso é estupido. Hoje nós somos capazes de admitir que o holocausto nazi foi um grande erro, e nem percebemos “porque raio” isto aconteceu.
Se acontecer um massacre na atualidade não será por racismo das pessoas, será um massacre planeado pelos jihadistas. Penso que só eles seriam capazes de um massacre como este ou bastante pior, uma vez que eles dizem que até 2020 a Europa será “conquistada”.

Profª Raquel Martins


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe