Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Comer bem para preparar o futuro
Por Manuela Nunes (Professor), em 2016/02/221044 leram | 0 comentários | 246 gostam
Atividade no âmbito do plano de formação interna, em articulação com o projeto Educação para a Saúde
No dia 19 de fevereiro, pelas 17:00, realizou-se na nossa escola uma sessão de formação para pais, encarregados de educação e assistentes operacionais, no âmbito da Educação para a Saúde e da prevenção da Diabetes. A ação foi promovida pelo serviço de pediatria do Centro Hospital Alto Ave em parceria com o Lyons Clube de Guimarães e dinamizada pela Drª Carla Meireles. Foram apresentadas várias sugestões de dietas saudáveis para crianças e jovens em idade escolar e reforçada a importância do exemplo dos adultos nos hábitos alimentares das crianças, que podem prevenir doenças no futuro. A necessidade de experimentar sabores diferentes para aprender a gostar de determinados alimentos, cabendo aos educadores o papel de insistir e não desistir. A grande aposta na área da saúde tem de ser na prevenção, uma vez que, em questões alimentares, o sucesso na mudança de hábitos nos adultos é menos eficaz. Outra área destacada foi a necessidade de criar hábitos promotores de exercício físico regular e a redução do número de horas de exposição a écrans para controlo do sono e questões de concentração. Os presentes foram ainda alertados para a atenção às notícias tendenciosas que são publicadas sobre o consumo de determinados alimentos, tendo por base estudos que não são validados e que se debruçam sobre um reduzido número de participantes.
A sessão foi muito interessante, foi avaliada muito positivamente pelos presentes e será continuada, no próximo ano letivo, num formato mais prático.
O meu agradecimento a todos os que estiveram presentes, aos que contribuíram para a organização da atividade e para a decoração do espaço de forma tão distinta. Agradecimento especial à palestrante, por ter disponibilizado o seu tempo para trabalhar em conjunto com a promoção da saúde na escola, e aos Lyons Clube de Guimarães, pela parceria em tantas áreas importantes da cidadania dos nossos alunos.

A coordenadora,
Manuela Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe