Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Saída de Campo ao palacete S. Tiago
Por Manuela Ribeiro (Professora), em 2016/02/21303 leram | 0 comentários | 70 gostam
Os alunos do 6º ano realizaram uma visita à exposição do bordado das colchas de Castelo Branco, no palacete S. Tiago.
Na semana de um a cinco de fevereiro, os alunos do 6º ano realizaram uma saída de campo ao palacete de S. Tiago, uma extensão do museu Alberto Sampaio, para uma visita de estudo organizada pelo subdepartamento de EV e ET. Os alunos visitaram a Exposição do Bordado das Colchas de Castelo Branco, acompanhados pelos seus professores, Júlia Faria, Conceição Rodrigues e José Bairrinho. A professora Júlia Faria explicou a história das colchas e os seus bordados, como também a simbologia dos seus motivos decorativos.
    O bordado de Castelo Branco é produzido em seda natural sobre linho artesanal, tendo a Câmara de Castelo Branco uma escola-oficina para garantir a continuidade da aprendizagem e da produção deste produto artístico. O bordado de Castelo Branco é um dos artigos mais típicos daquela região, surgindo em colchas de linho bordadas com fio de seda natural, com motivos decorativos como a árvore da vida, os pássaros, os cravos, as rosas, os lírios e os corações. Estas características do bordado de Castelo Branco espalham-se pelo urbanismo da cidade, quer nas calçadas, como nos edifícios, tornando-se assim num dos símbolos daquela cidade.
     A professora Júlia Faria explicou ainda conteúdos como a simetria, o centro com elementos simbólicos e os cantos das colchas também são trabalhados, características e tipos de materiais em relação as fibras têxteis usadas nas colchas. Explicou também como se observa uma obra de arte a partir da sua ficha técnica.
    De seguida os alunos escolheram a colcha que mais gostaram e realizaram a representação gráfica de um ou vários elementos decorativos, apenas com o lápis de grafite sem o uso da borracha e colocaram os nomes das cores para posteriormente numa aula de Educação Tecnológica concluir o trabalho. Nem todos gostaram da ideia de não poder usar a borracha, mas foi uma experiência nova para eles. Realizámos a avaliação desta atividade e os alunos afirmaram a importância desta visitas de estudo aos locais da nossa cidade. Na aula de Educação Tecnológica concluíram o trabalho iniciado na visita, executando a pintura com lápis de cor e depois, com linhas coloridas e agulha experimentaram delinear os seus desenhos bordando-os. Realizámos a avaliação desta atividade e os alunos afirmaram a importância desta visitas de estudo, aos locais da nossa cidade. De forma diferente, aprenderam a identificar os materiais e a sua origem das maravilhosas colchas de Castelo Branco como também a sua história e simbologias.

Profª Júlia Faria

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário