Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

"Pequeno Cientista"
Por Maria João Mota Prego Cotter (Professora), em 2016/01/27979 leram | 0 comentários | 179 gostam
Uma Aula Diferente
No dia 14 de janeiro de 2016, a turma do 6º A, teve mais uma aula prática de Ciências Naturais, com a turma dividida em cinco grupos de trabalho, o que é extremamente difícil com o número elevado de alunos da turma - 27.
Os alunos ficaram excitados e curiosos sobre o que iria ser.
A professora explicou-lhes que a experiência consistia em observarem os órgãos envolvidos na respiração aquática.
Após a preparação do material necessário para a experiência, sonda canelada, peixe morto (neste caso foi usada sardinha), pinça, lupa, vidro de relógio, gobelé com água, microscópio e uma tesoura, os alunos partiram para a realização da experiência, em cinco grupos de trabalho. Introduziram a sonda canelada de modo a passar na câmara branquial. Com a tesoura cortaram o opérculo e contaram o número de branquias lá existentes. Cortaram uma dessas brânquias e com a pinça e a lupa observaram a sua constituição. Colocaram-na no gobelé com água durante uns minutos e observaram que a brânquia passou de um vermelho escuro para um vermelho vivo, devido ao oxigénio dissolvido na água. Retiraram-na da água e puseram-na no vidro do relógio, e com a ajuda de um papel absorvente, limparam-na, observaram-na ao microscópio e fizeram o esquema do que observaram.
No fim da aula, todos os alunos disseram à professora Maria João Cotter que tinham gostado muito e que queriam mais aulas experimentais.

Prof.ª Maria João Cotter

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe