Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Ação de sensibilização sobre o Bullying
Por Emilia Lemos (Professora), em 2015/11/141056 leram | 0 comentários | 188 gostam
Olá, eu sou a Maria Eduarda e venho contar-vos que no dia 6 de novembro foi o meu aniversário e a minha mãe veio à escola contar uma história do Bully para os meus colegas de sala.
O livro chamava-se «Bully - um mauzão que gostava de magoar os seus colegas» de Rita Y. Toews e Vera Ramalho – um livro para Crianças, Pais e Profissionais, direcionado para o 1º e 2º Ciclos.
Esta atividade teve também como objetivos dar a conhecer o fenómeno do bullying; apresentar as diferentes formas de bullying; permitir que as crianças sejam capazes de identificar a sua presença; apresentar algumas perguntas e respostas que pretendam explicar como o bully se comporta, como a criança se pode sentir ao ser vítima desse agressor e como deve agir perante esta situação; ajudar as crianças a conhecerem e a evitarem o bullying, além de sugestões de pessoas a quem devem pedir ajuda; apresentar elementos essenciais para a criança aprender a lidar com o bullying, deixando duas mensagens: deve partihar com alguém. pois assim o bully/agressor vai saber que ela não está sozinha e que não deve ter medo nem vergonha de pedir ajuda e finalmente compreender o seu impacto e desenvolver planos e estratégias de atuação.

Durante a leitura e apresentação fiquei a saber que o Bully pode ser qualquer um de nós se tivermos comportamentos errados como bater nos colegas, chamar nomes feios, roubar-lhes o lanche e fazer coisas más que magoem os amigos. Fiquei triste quando o João voltou para casa com medo do Bully. Agora sei que se isso acontecer comigo ou algum amigo preciso pedir ajuda e falar com os meus pais e a professora para assim conseguir parar o bully.

Depois da história a minha mãe pediu para fazermos uma atividade sobre o Bully. Todos os meus amigos quiseram participar e assim juntos respondemos às questões sobre a história que ouvimos. Ajudei a escrever as respostas no quadro.

No final, vimos um vídeo muito bonito com a música "Um amigo", cantamos todos juntos e aproveitamos para tirar fotos.

Fiquei muito feliz por a minha mãe vir à escola e foi fantástico!


Maria Eduarda Ferreira - 2º A
e Encarregada de Educação

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe