Mãos à Escrita
Jornal do Agrupamento Professor João de Meira
Pesquisa

Formação: Diabetes Tipo I
Por Manuela Nunes (Professor), em 2015/06/221106 leram | 0 comentários | 261 gostam
O Agrupamento de Escolas Professor João de Meira realizou uma sessão de formação subordinada ao tema” Diabetes Tipo I”.
A ação realizou-se no dia 19 de junho, pelas 21:30, na EB1 Oliveira do Castelo, no âmbito do Plano de Formação Interna do Agrupamento e dando cumprimento a uma das metas do Projeto Educativo: Saúde e Sustentabilidade.
A atividade foi promovida em articulação com o Lyons Clube de Guimarães, Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave - Guimarães / Vizela / Terras de Basto (ACES).
A ação foi orientada pela Drª Carla Meireles, especialista de referência na diabetes juvenil, a desenvolver atividade profissional no serviço de pediatria do CHAA.
A sessão foi orientada para uma clarificação da doença no sentido de desmistificar alguns conceitos, clarificar ideias no sentido de incluir os alunos com diabetes tipo I nas rotinas escolares da forma mais adequada. Pretende-se disponibilizar as condições ideais para que os alunos possam crescer em autonomia com a sua doença e diminuir as situações de falta de informação na família e na comunidade escolar.
A sessão foi muito interessante, foi muito participada, estiveram presentes pais de alunos que são acompanhados na consulta do hospital e diversas entidades locais. Ficou a ideia de repetir num formato mais restrito, para os cuidadores que lidam diretamente com alunos com a doença.
Foi explicada o mecanismo de ação da nova bomba de injeção de insulina. O serviço de pediatria do hospital está de momento e tentar encontrar meios para reunir um conjunto de 10 potenciais compradores da bomba, para que no futuro o acesso a este dispositivo seja mais fácil para outras crianças com a doença. No momento, falta dinheiro para comprar apenas mais uma bomba. Qualquer donativo que possa ser a solução para aquisição de mais um dispositivo será uma obra de solidariedade e de responsabilidade social que todos agradecem.
O agradecimento a todos os que colaboram na organização e decoração do espaço, de forma tão distinta, que mereceu o elogio destacado pelos presentes.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe